* O valor intrínseco do indivíduo, composto pelo seu caráter e personalidade é facilmente substituído pela beleza perecível, passageira, aquela que inevitavelmente se desgasta com a ação do tempo.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

A decadência da saúde pública no Brasil

... e no restante do país também!

O sistema de saúde pública brasileiro parece manter-se em constante estado de agonia. A falta de estrutura dos postos e hospitais disponíveis, aliada ao despreparo e à desmotivação da comunidade médica nos coloca entre os piores quando o assunto é atendimento básico de saúde. Superlotação, pacientes esparramados por corredores e macas improvisadas é uma realidade bastante comum na vida de milhões de brasileiros.

Como fator agravante o nosso povo está envelhecendo. Faz-se necessário a aplicação de políticas para suprir esta nova demanda de pacientes. A obesidade surge como uma das inúmeras doenças crônicas do novo século atingindo indivíduos adultos, mas também crianças, que se tornarão adultos enfermos e tendem a influenciar gerações futuras com os seus péssimos hábitos alimentares.

O Brasil precisará investir muito mais para manter o padrão atual de atendimento, que já não é dos melhores. Deverá voltar suas atenções para a melhoria da qualidade dos serviços prestados e atrair novas tecnologias em aparelhagem e produção de drogas.

Temos potencial suficiente para investir em tecnologias de ponta, o que nos garantirá valiosas ferramentas para o enfrentamento de muitos males presentes e futuros. Contudo, o grande problema está relacionado ao péssimo gerenciamento dos recursos destinados à saúde, deixando-nos na expectativa de um dia atender, dignamente, uma população cada vez mais adoecida e prestes a receber milhões de turistas nos dois maiores eventos esportivos do planeta.

Um comentário:

  1. muito boa seu modo de pensar sobre isso td....gostei muito!!

    ResponderExcluir